segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Manhã recreativa com alunos do 30 de Agosto

Para o encerramento de nossas atividades de 2016 organizamos um momento de descontração com atividades recreativas as crianças amaram 





Oficinas PIBID 2016


Oficinas desenvolvidas pelas bolsistas: Marília dos Santos Silva e Tatiane dos Santos Bispo, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Eixo Formação de Professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Prof. Alberto Carvalho – Itabaiana/Se, sob a orientação da prof.ª Drª Simone Lucena e supervisão da professora  Maria dos Santos.
Este trabalho foi realizado em uma turma do 5º ano da Escola Municipal 30 de Agosto, situada na Rua Josefa Vieira Santos, nº 478 na cidade de Itabaiana- SE.
1ª Oficina: Conhecendo a carta
No primeiro momento foi aberta uma roda da conversa com o tema carta a fim de descobrir quando e para quem eles escrevem bilhetes e cartas e o que já sabem sobre o assunto. Logo após foram apresentados (em slide) as características e alguns tipos de cartas a com a finalidade de conhecerem a estruturação desses tipos de textos.
No segundo momento os alunos foram alertados sobre a importância  de preencher corretamente  um envelope com os dados do destinatário e do remetente, falando da função dos CORREIOS e sua importância para que a carta chegue ao local indicado.
No terceiro momento foi realizada a leitura coletiva do texto “Cachinhos Dourados e os três ursos” com o objetivo de incentivar a produção de uma carta pessoal ou  um bilhete  para os três ursos. N a qual os alunos devem  ajudar Cachinhos Dourados a pedir desculpas aos ursos. Logo após para realizamos  análise  revisão textual.
2ª Oficina : Diferença entre os gêneros  E-mail e  Carta 
No  primeiro momento foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios da turma a partir de intervenções como:
“O que significa o termo e-mail?” (Estabelecer diferença entre endereço, correio e mensagem eletrônica);
 “Vocês utilizam o e-mail?”
 “Com que finalidade vocês utilizam o e-mail?”
No segundo momento  apresentamos o contexto histórico do e-mail :
Como surgiu e com qual finalidade em seguida através de   imagens de e-mails (mensagens eletrônicas) é feita uma analise  da estrutura e linguagem do texto.
Identificar as partes que o compõem – emissor, receptor, endereço, vocativo, saudação, anexos, emoticons e demais recursos;
 Identificar a linguagem utilizada (formal/informal);
 Identificar as marcas de oralidade (no caso de linguagem informal) e sua intencionalidade;
 Identificar a intenção da comunicação – informar, solicitar etc
Terceiro momento comparar a estrutura do e-mail com a estrutura da carta e quais as diferenças e semelhanças entre eles. Em seguida criamos  um e-mail coletivo  com o objetivo de que alunos e professores troquem informações acerca das atividades escolares por meio de mensagens eletrônicas.
3º Oficina: Filme “Cartas para Deus
Esse filme conta a historia de um pequeno garotinho chamado Tyler na luta contra o câncer juntamente com sua família e amigos. É incrível ver durante o filme o quanto Tyler tinha fé, ele escrevia todos os dias uma carta, e a colocava no correio com o seguinte destinatário: para Deus.
Também no filme pode ser acompanhado o cotidiano de um carteiro: Qual a sua função, sua importância e etc... Além de retratar como funciona o sistema dos correios.
O objetivo desse filme foi incentivar a escrita das crianças em seu “companheiro” (caderno de anotações como um diário)  através da escrita de   Cartas  para Deus ajudando-as a desabafar sobre seus problemas pessoais ou ate mesmo escolares.
Além da carta para Deus foi pedido aos alunos para que escrevessem uma carta pessoal para algum amigo da escola.
4° Oficina: “Caixa correio”
Nesse dia foi confeccionada  junto aos alunos uma caixa de coleta para as cartas esse momento envolveu toda escola todos escreveram cartinhas pra um amigo .
5° Oficina: “O carteiro chegou”
Após coletar todas as cartinhas da escola  alguém fantasiado de carteiro realizou a entrega aos seus destinatários e assim encerrou-se nossa  oficina.
Resultados
Os alunos acompanharam e participaram de todas as atividades com muita interação e descontração, sempre fazendo perguntas. As atividades desenvolvidas durante a oficina possibilitaram o envolvimento, a interação e reflexão em grupo e contribuíram para o desenvolvimento do espirito cooperativo, a oralidade e possibilitou o incentivo a escrita.
Além desses fatores podemos desperta-los interesses o querer em aprender a escrever melhor, respeitando as normas e focando na criatividade da imaginação é através da interpretação que o aluno consegue enxergar novas maneiras de pensamentos diferentes opiniões e saberes. Os educando mostraram que realmente a escola e primordial isso quando queremos ser cidadão críticos e capazes de lutar pelos seus direitos na sociedade. Também tivemos o prazer em ficarmos mais próximo dos discentes podendo passar confiança e determinação para que em nenhum momento se sentisse inseguras estávamos prontas a qualquer indagação dos alunos, tirando dúvidas e esclarecendo novos métodos.
Referencias:
http://professoressolidarios.blogspot.com.br/2011/04/sequencia-didatica-carta.html
http://queconceito.com.br/carta